SLIDER

COMPARTILHANDO MOMENTOS

Um blog para te inspirar a criar, a ter uma vida mais leve e a crescer todos os dias.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Meu trabalho de conclusão de curso - Livro Só Para Garotas

Que alegria voltar a escrever no blog com frequência e o melhor, ter tempo para fazer isso direito. Todos devem ter percebido que 2016 foi um ano que o blog ficou bem desatualizado, contudo, eu sempre procurava contar as novidades e deixar algumas coisas por aqui. Em 2016 eu também me descobri como ilustradora, através no projeto CHECHAS que iniciei graças aos 5 anos do blog, então não quero reclamar de 2016 pois foi um ano muito importante.

Em alguns momentos durante o trabalho de conclusão de curso eu realmente achei que não iria conseguir, foram tantas, mas tantas pedras no caminho que quando analiso hoje, penso que é um sonho eu ter finalizado! Chega um momento durante a Faculdade que você apenas quer concluir, que as matérias parecem repetir e que tudo fica chato demais. Além de que rola uma pressão básica tanto no curso quanto na vida, bom, pelo menos para algumas pessoas. O estágio acabando, morando sozinha, contas para pagar, despesas que o TCC trará, se estou escrevendo certo o tcc, se vou conseguir terminá-lo - coisas que surgem neste processo.

Meu projeto foi muito gratificante realizar, mas não foi o que eu realmente quis fazer desde o princípio. Tive problemas vindos tanto do corpo docente do meu curso, que despresou meu projeto, tanto na parte pessoal que causou grandes problemas - meu computador queimou na reta final e eu não tinha o backup da última versão do trabalho escrito. Esses acontecimentos me fizeram mudar de tema faltando apenas 2 meses para a entrega final do projeto, onde o antigo projeto eu já havia escrito, executado a parte prática e praticamente finalizado. E para surpresa geral, eu não desisti. Fiz o meu melhor até o último dia de entrega, assim como mantive minha média acadêmica e não fiquei com nenhuma dp (como nos demais semestres) e me orgulho muito disso. Me orgulho porque foi difícil e tudo que é difícil, amigos, deve ser lembrado.

No meu curso o projeto é escrito, com base teórica, e complementado com a parte prática, um produto final de design. Na busca pelo novo tema me veio a inspiração de realizar o projeto partindo do design emocional (área que amo) e unindo isso à ilustração. Assim que apresentei minha nova ideia a minha orientadora e aos meus amigos, tive certeza de que estava fazendo o certo. Busquei referências no assunto que me encanta muito, autoestima. Meu projeto foi uma releitura do livro da Ashley Rice, Só Para Garotas, um livro que marcou minha infância e que foi essencial para ver o meu eu a partir da minha imagem corporal. Afinal, quando somos crianças essa questão é infelizmente muito afetada e muitas vezes o diferente causa efeitos na convivência, seja pequenas coisas como ser magra demais, alta demais, gorda demais, entre outras coisas.

Meu estudo teve como objetivo principal a releitura de um livro infantojuvenil ilustrado e a subsequente análise do processo de criação do livro e da relação do design emocional. Todas as ilustrações foram feitas à mão e finalizadas em pintura aquarela.


“Só Para Garotas”, Ashley Rice, 2003


O livro traz poemas e questões emocionais que ajudam a autoestima, com palavras de apoio, conselhos e risos, com interações para que a garota escreva seus próprios pensamentos, lembranças, desejos e ideias.

SKETCHES



RESULTADO FINAL

Todo o processo criativo e inspirações você pode conferir clicando aqui. O resultado final me agradou bastante, fiquei feliz e orgulhosa depois de tudo que aconteceu. E digo à todos que vão passar por esta fase: força! Você consegue tudo no mundo, não deixe que ninguém diga o contrário, acredite sempre em você e faça acontecer. Esse projeto foi uma lição pra mim e tenho muito orgulho de tudo que passei, agradeço ao apoio do meu amor Iuri, dos meus amigos, principalmente do Gustavo, da minha família e dos professores que acreditaram em mim.


XOXO
NADINE GUERRA

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Depois que crescemos • Theme by Maira G.