SLIDER

COMPARTILHANDO MOMENTOS

Um blog para te inspirar a criar, a ter uma vida mais leve e a crescer todos os dias.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

9˚ Semana de Design UNISO

Como eu disse neste post, participei da Semana de Design da minha Faculdade, onde hoje trago à vocês os detalhes de como foi! Quem me acompanha lá no Instagram e no Twitter viu minha felicidade em participar da semana. A semana aconteceu nos dias 22 à 26 de Setembro na Universidade de Sorocaba, onde estudo Design Gráfico.

O primeiro dia foi o mais especial, pois teve a participação de nada mais, nada menos que o Alexandre Wollner! Que a convite de Max Bill, fez parte da primeira turma da Escola Ulm, na Alemanha, que serviu de modelo para a primeira escola de Design no Brasil, a ESDI, no Rio de Janeiro, criada em 1963, onde foi um dos fundadores e professor de comunicação visual. Também criou, em 1958, o primeiro escritório de Design do País, o Form-Inform, desenvolvendo identidades para empresas como Banco Itaú, Hering, Philco, Eucatex, Metal Leve e Indústrias Klabin. 
E tivemos a presença de Guto Lacaz, que é arquiteto pela na FAU e membro da AGI – Alliance Graphic Internationale. Um dos mais conceituados e premiados artistas brasileiros. É também ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo. Suas produções trafegam entre o design gráfico, a criação com objetos do cotidiano e a exploração das possibilidades tecnológicas na arte. Realiza diversos trabalhos de criação, desenvolve ilustrações, logotipos, editoriais, cartazes, cenografia. Confira seu site, é muito legal!

No segundo dia tivemos a palestrante Malu Junqueira. Designer de Interiores, sua especialidade é iluminação de ambientes. Além dos afazeres com os projetos residenciais, comerciais e corporativos, ministra aulas, de luminotécnica em escolas técnicas, no curso de design de interiores; e cursos para profissionais e estudantes com o objetivo de mostrar a necessidade da luz correta nos espaços. E no segundo tempo tivemos as palestrantes Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, sobre pinturas artísticas de parede, processo criativo e inspirações.

Na Quarta tivemos o designer Cristian Ullmann falando sobre Design como interface cultural: sociedade, economia criativa e design construindo novos modelos de negócios inclusivos. E também o Alexandre Lucas, designer gráfico com mais de 20 anos de experiência no mercado editorial e trabalhos realizados para diversas publicações de grandes editoras brasileiras como Globo e Abril. Participou da criação e implementação do projeto gráfico da revista Época. Atualmente é Editor-Executivo de Arte da revista Época.

Na Quinta foi a vez de Henrique Nardidesigner formado pela Anhembi Morumbi e pelo SENAI Theobaldo de Nigris. Mestre em artes visuais pela UNESP. Seu projeto "Tipocracia: estado tipográfico" – que há mais de 10 anos promove a cultura tipográfica pelo Brasil. Professor de tipografia nos cursos de pós-graduação do SENAC São Paulo. Participou da diretoria da ADG Brasil (gestão 2011–2013). E tivemos a fofa designer gráfica Andréa Kulpas. Faz pós graduação em Tipografia na Universidade de Buenos Aires. Na palestra, ela contou um pouco da sua experiência na especialização e como foi (e continua sendo até dezembro) o processo do desenvolvimento do seu trabalho final, uma famíia tipográfica para livros, inspirada em arte folclórica polonesa.

No ultimo dia, tivemos o diretor de criação Jay Sassini, da Oz Design. Que nos inspirou muito com os assuntos que ocorrem no dia a dia de um designer.
E para fechar com chave de ouro, tivemos o Renato Reno, do Bicicleta sem Freio. Arte, Design e rock n’roll. Pode parecer um clichê mas essa é maneira mais simples, honesta e coerente de tentar explicar esse power trio de ilustradores que atende sob o nome Bicicleta Sem Freio.

Foi uma experiência muito boa, vou guardar todas as coisas que aprendi em todos os dias. Valeu muito a pena e eu faria tudo de novo, eu e minha amiga Paula, tivemos dias difíceis para participar (pois somos de outra cidade). Foi corrido, mas valeu a pena!

Espero que ano que vem a semana seja tão legal quanto essa, será mais difícil, pois será organizada pela minha turma. O que achou?

2 comentários

© Depois que crescemos • Theme by Maira G.