SLIDER

COMPARTILHANDO MOMENTOS

Um blog para te inspirar a criar, a ter uma vida mais leve e a crescer todos os dias.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Conheça a arte de Banksy

Você pode não saber quem ele é, mas já deve ter visto por aí uma de suas obras. Criticado e talentoso, Banksy é um "anônimo" que está fazendo sucesso no mundo todo por grafitar as ruas de Londres. E hoje eu trago informações sobre esse cara que é muito talentoso!


Quem é Banksy
Banksy se chama Robin Banks e nasceu em Bristol em 28 de julho de 1973, de acordo com o tabloide inglês Daily Mail, mas ninguém conseguiu comprovar. A revelação de sua identidade esteve em leilão em janeiro no site e-Bay, mas a oferta foi retirada. A SUPER contatou a assessoria do artista, mas não recebeu retorno. Se entrevistá-lo é missão cumprida para poucos jornalistas, tentar conseguir informações com quem já trabalhou com ele resulta em pedidos de entrevista negados, e-mails sem retorno e respostas evasivas. O designer Tristan Manco defende que isso mantém o foco na arte: "Em um mundo obcecado com celebridades, é alentador que Banksy não seja julgado pelo que está vestindo no dia tal. É importante que faça o que faz em segredo". 


Arte em partes 
Nascido no interior da Inglaterra, Banksy passou anos desenvolvendo sua técnica até se lançar em trabalhos maiores e mais polêmicos - sem nunca revelar sua identidade.

Anos 70
O artista que adotaria o pseudônimo Banksy nasce em Bristol, a 190 quilômetros de Londres.


Anos 80
Em meio à efervescente cena underground de Bristol, o adolescente arrisca suas primeiras pichações.


Anos 90
Banksy chama atenção por usar estêncil em seus grafites. Além da técnica garantir rapidez, consta que ele era meio lerdo com spray. 


2003
Antes de ficar famoso, já assinava a capa do álbum Think Tank (2003), da banda Blur. Chama atenção com a exposição Turf War, que tem ovelhas, porcos e vacas pintados. Ele repetiria a estratégia em várias exposições seguintes - em Los Angeles, fez um elefante combinar com o papel de parede. 


2005
Pinta imagens de um mundo perfeito no lado palestino do muro que separa o território de Israel. "Este muro foi considerado ilegal pela ONU, mas garante um feriadão para um grafiteiro", escreveu em seu site. Jo Brooks, sua porta-voz, recorda que "as forças de segurança israelenses chegaram a atirar para o alto, e houve um bocado de armas apontadas para ele".


2006
Entra como turista na Disneylândia, na Califórnia, levando na mochila um boneco inflável vestido com o uniforme dos detentos da prisão de Guantánamo. Burlando a segurança, infla o boneco e o posiciona perto de uma montanha-russa de trenzinho. Demorou uma hora e meia até que o boneco fosse retirado. 


2007
Sua obra Space Girl & Bird é vendida por £ 288 mil (cerca de R$ 776 mil). Damien Hirst, Christina Aguilera, Brad Pitt e Angelina Jolie estão entre seus admiradores.


2008
O jornal britânico Daily Mail afirma ter revelado a identidade de Banksy, publicando uma foto: seu nome seria Robin Banks. A informação é negada.


2009
A exposição Banksy vs Bristol Museum, em sua cidade natal, atrai cerca de 300 mil pessoas em 12 semanas. É uma "apropriação do museu": ele faz suas obras interagirem com o acervo permanente.

2010
Faz abertura polêmica para Os Simpsons, em que asiáticos encaram péssimas condições de trabalho para produzir o desenho. Aparentemente, nada foi censurado.


2011

Exit Through the Gift Shop, dirigido por Banksy, é indicado ao Oscar de melhor documentário. Seus fãs aguardam algo especial para a cerimônia de premiação, em 27 de fevereiro.

Ele é muito bom! Sou apaixonada por suas artes. E você, gostou?

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Depois que crescemos • Theme by Maira G.