SLIDER

COMPARTILHANDO MOMENTOS

Um blog para te inspirar a criar, a ter uma vida mais leve e a crescer todos os dias.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Como surgiu? Origem dos números

O como surgiu de hoje traz uma coisa que todos usamos todos os dias e todas as horas, mas que poucos sabem como surgiu os números
Vamos começar pela história, os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo. O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas, proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas modificações na vida humana. 

A organização entrou em ação quando um pastor cuidava dos carneiros, pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco. A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha.
A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação. Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar quantidades, continuaram a ser usados até o século XVIII na Inglaterra. 
Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação. 
Nosso sistema de numeração surgiu na Ásia, há muitos séculos no Vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão. O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão. 
Assim, com a necessidade humana, foram surgindo os nossos números de hoje. Os hindus descobriram o zero, que foi adotado por uma forma de posição, pois eles queriam fazer 301, mas podia ser 31 sem algo que diferenciasse. Logo depois, foi representado como nenhum número, o zero. Veja agora a evolução dos nossos números de hoje: 
Essa é a noção básica de primeiros números, pois cada civilização antiga tinha seu próprio método de contar. Mas, basicamente, a origem de todos veio da mesma necessidade. 
Muito legal saber disso, você gostou? Deixe seu comentário! 

2 comentários

  1. é muito legal isso neh? meu professor de matema adoraa, falar da criação dos numeros, ahah e o de 1 2 e 3 mais de 3 era td 3, hahah coitados
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Depois que crescemos • Theme by Maira G.