SLIDER

COMPARTILHANDO MOMENTOS

Um blog para te inspirar a criar, a ter uma vida mais leve e a crescer todos os dias.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Dicas para ilustração: materiais básicos para desenho

Como muitos já sabem, sou ilustradora e compartilho todos os meus processos lá no instagram e no face Nadine Guerra Atelier, recebo muitas perguntas de quais são meus materiais, quais técnicas uso e etc. Por isso, preparei uma série de posts sobre ilustração aqui para o blog, onde vou compartilhar com vocês minhas técnicas e dicas úteis para trabalhar com isso.

LÁPIS GRAFITE


Lápis é algo que vai muito de cada ilustrador, no meu caso, eu gosto de rascunhar com o lápis antes de aplicar a aquarela, minha técnica favorita. Porém eu estudo outras coisas todos os dias, como luz e sombra, e para isso, o ideal é possuir vários tipos de lápis.

Os lápis classificados como “H” são mais duros e "fraquinhos", eles são geralmente usados para desenhos mais leves e rascunhos, pois são mais fáceis de apagar. Já os classificados como “B” são mais macios e mais escuros, geralmente usados para sombrear e finalizar desenhos.
Esse kit de lápis grafite Derwent da foto são da Papelaria Universitária, eles me enviaram para testar e eu adorei! São básicos e perfeitos para qualquer desenho.

BORRACHAS


O segundo item importante para desenhar são as borrachas. Eu costumo usar as mais macias e que não sujam muito o papel, como as MONO Light Tombow, que não são muito caras também. Porém ela às vezes mancha o papel quando apago em cima das marcas de caneta nanquim, isso era sempre um problema. Até que eu recebi também da Papelaria Universitária a borracha ARTISTIC da Caran d´ache, que tem um diferencial super bacana, ela apaga o grafite sem apagar ou borrar os traços feitos com nanquim. O que solucionou meus problemas!

CANETAS NANQUIM


Outro item que uso muito são as canetas nanquim, quase sempre as Uniball Uni Pin, por serem à prova d’água elas não borram ao passar aquarela por cima. Porém eu já testei outras marcas, mas gosto dessa por possuir muitas numerações.
Essas são as numerações que eu tenho, uso principalmente a 0.1 e a 0.5, essas canetas são as minhas favoritas e vale o investimento.

PAPÉIS 


Os papéis são importantes também na hora de desenhar! É importante prestar atenção na gramatura na hora de comprar os seus papéis, o que mais uso são os da Canson, principalmente esse da linha universitária por ter um preço bacana e uma qualidade também.
Sua textura é bem levinha e eu gosto muito do resultado com lápis e até mesmo com aquarela, porém ainda vou fazer um post específico com meus materiais de aquarela e nele vou mostrar os papéis que uso.

SKETCHBOOKS


Os sketches são essenciais para qualquer um que deseja desenhar. Com eles, você pode acompanhar sua evolução e fazer vários tipos de estudos. Eu sempre tive sketch, cada ano gosto de comprar novos tipos e testar tamanhos diferentes.
Esse ano estou usando principalmente esses da foto, o maior eu até chego a arriscar aquarela nele, por ser um papel mais grossinho. Recebi da Papelaria UniversitáriaEco Millenium, com elástico que facilita na hora de levar por aí na bolsa comigo.

Lembrando que essas são minhas opiniões pessoais, não quer dizer que você precise necessariamente comprar os materiais exatos, porém é sempre legal já conhecer a opinião sobre eles! Espero que gostem e em breve teremos mais posts sobre esse assunto aqui no blog.


XOXO
NADINE GUERRA

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Depois que crescemos • Theme by Maira G.