SLIDER

COMPARTILHANDO MOMENTOS

Um blog para te inspirar a criar, a ter uma vida mais leve e a crescer todos os dias.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

5 dicas para escrever melhor no seu Blog

Quando comecei a blogar, em 2009, não fazia ideia de como funcionava um blog e principalmente a sua escrita. Eu errava muito, não só na gramática como também no que escrever. Quando criei o DQC, em 2011, eu já tinha uma noção de como era importante manter uma boa escrita, mas mesmo assim ainda aconteciam (e acontecem!) uns errinhos.

Os blogs atuais estão cada vez mais valorizando a quantidade e não a qualidade de posts, isso acaba afetando a escrita do blogueiro. Se você faz algo correndo, só para ter conteúdo, acaba tendo um blog mal escrito e mal feito. Além de não conectar com seus leitores e parceiros, por isso, trago hoje algumas dicas para lhe ajudar a produzir mais e com qualidade!

1. SEJA ESPECÍFICO E DIRETO
Essa primeira dica é muito importante, pois eu estou aprendendo agora como fazer isso. Não só deve o seu título ser específico e direto (títulos vagos não atraem ninguém), mas o seu post também deve ser objetivo e ter muito valor para o leitor. Você pode conseguir isso através de soluções para um problema ou uma resposta a alguma ideia.

2. FAÇA LISTAS
Já reparou que muitos sites, como o BuzzFeed por exemplo, trabalham muito com listas? Pois é, a maneira de melhor manter o leitor atento e empolgado com o conteúdo é propor listas.

3. TENHA HORÁRIOS CERTOS
Existem inúmeros artigos pela internet que falam sobre a importância de ter horário para a sua postagem, ou para qualquer divulgação na internet. Você precisa encontrar o seu público e em seguida, descobrir qual horário eles estão navegando. Mas em termos gerais, aposte na noite e na manhã. A noite geralmente são jovens que estudam e ficam até altas horas navegando. E pela manhã as pessoas que trabalham em casa. Mas seu objetivo deve sempre buscar qual seu público e apostar nisso!

4. CONHEÇA SEU PÚBLICO
Muitas pessoas esquecem que estão criando conteúdos para alguém, não apenas para soltar textos na internet. Alguém lerá. E quem é esse alguém no seu blog? Você pode começar essa etapa fazendo as seguintes perguntas:
  1. O que as pessoas vêm me pedir ajuda (qual conhecimento que eu tenho)?
  2. Quem eu quero ajudar/informar? Por que eles se importam?
  3. O que o meu leitor gosta de ler? O que eles compartilham online?
  4. O que eu faço que mais ninguém faz?
E então faça pesquisas para encontrar seu público, como questionários, por exemplo. A importância disso é enorme para quem busca maior envolvimento em seu blog na escrita.

5. CAPRICHE NA INTRODUÇÃO
As pessoas são muito difíceis de serem fisgadas a ler seu post até o final, por isso, pense o que e como pode começar um post para torná-lo atrativo e que gere interesse. Escreva sempre a introdução com o que é o post e porquê está sendo feito sobre isso. 

E vale lembrar também que um bom texto precisa de um bom desenvolvimento, mas dependendo do seu foco no blog pode variar entre textos e imagens. O que importa é sempre ter um blog atualizado e feito com amor. Vejo muito blogs que entram hoje para "ganhar dinheiro" e não é para isso que são os blogs, eles precisam ter você neles, suas habilidades e gostos. Sempre haverá alguém que se identificará, por isso, não se desespere - seja você mesmo!


XOXO
NADINE GUERRA

3 comentários

  1. Que dicas ótimas. Principalmente na parte da introdução. Tem alguns que não consigo passar do primeiro parágrafo sem me entediar :)

    ♡ Episódio de Hoje

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, essas dicas fazem toda a diferença, principalmente das listas, quando eu comecei a dividir meus posts em tópicos o meu público aumentou bastante.
    Vou linkar esse post no melhores do mês <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
  3. Apostar em listas é realmente interessante, tanto para o leitor quanto para quem vai escrever! Gostei bastante das dicas, os detalhes fazem a diferença e blogar com carinho e amor também <3

    •ENTRETANTO• | INSTA | FACE

    ResponderExcluir

© Depois que crescemos • Theme by Maira G.