SLIDER

COMPARTILHANDO MOMENTOS

Um blog para te inspirar a criar, a ter uma vida mais leve e a crescer todos os dias.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Estampa: Sulinos - Inspirada na obra de Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro

Neste semestre da Faculdade desenvolvi uma estampa na disciplina Design e Cultura no Mundo Contemporâneoa partir da obra de Darcy Ribeiro "O Povo Brasileiro". O livro é obra fundamental para compreender o porquê de tantos Brasis dentro de um Brasil, onde Darcy Ribeiro nos apresenta a formação do povo brasileiro. O quanto a exploração, a mistura e apropriação das pessoas foi o móvel formador desse país. Para entender o que somos é preciso olhar para esse passado de pouco mais de 500 anos e entender a personalidade própria e a cultura brasileira, que é uma das mais ricas e exclusivas do mundo. 
Foram divididos os povos entre a sala e eu fiquei com os Sulinos. O Brasil Sulino é parte importante da cultura brasileira, trazendo com si uma história muito rica. Os primeiros habitantes da região Sul foram os índios. Posteriormente, os espanhóis vieram para o Brasil com objetivo de fazer a catequização dos indígenas. Essa atitude fez com que o índio deixasse de ser índio, pois os jesuítas transformaram os índios guerreiros em índios seráficos e piedosos. Milhares de pessoas fizeram parte desse projeto, que além de ser um projeto político, era também, um projeto espiritual, de conquista de almas.

Outra vertente sulina é da gadaria, onde o gado trazido pelos espanhóis ficaram largados pelos pampas. O gaúcho típico vem da criação e cuidado com esse gado. Eles não eram índios, nem espanhóis, formaram uma etnia nascente que girava em torno do pastoreio, da gadaria, e de usos e costumes característicos. 

Também temos os portugueses, que estavam em Laguna, o extremo sul português da época. Açorianos e portugueses transformaram as invernadas em estâncias. Alemães, italianos e poloneses foram trazidos pelo governo para povoar as áreas vazias entre a fronteira e as cidades. São conhecidos como gringos.

Estampas
A primeira estampa é baseada na origem do Sul, dada através dos jesuítas espanhóis, onde introduziram suas missões. Os índios foram organizados urbanamente, aprendiam o tupi e confessavam seus desejos mais íntimos. 

Na segunda estampa, temos a presença das origens que formaram os sulinos: os missioneiros espanhóis, os provenientes da gadaria (gaúchos), portugueses e açorianos, e os gringos.

Para representar a terceira estampa, peguei as principais características culturais dos gaúchos, que surgiram depois do abandono dos gados trazidos pelos espanhóis. Eles começaram a criá-los e expandiram-se. As características principais culturais dos gaúchos são a bombacha, o lenço, o poncho e o chimarrão.

Na quarta estampa busquei mostrar os pampas, que é o nome dado aos grandes pastos verdes onde os animais pastoreiam. Eu adoro cavalos e vacas, nasci e fui criada no sítio e convivi muito com eles, o que me inspirou ainda mais a produzir esta estampa!

Uma característica dos sulistas é a tradição, desde música e dança, à comidas típicas. Pensando nisso fiz a quinta estampa, com inspirações no doce apfelstrudel, o clássico chimarrão, vinhos - da Região do vale dos vinhedos -, e um dos pratos típicos do Paraná, o barreado (cozido de carne).

A sexta e última estampa é uma das minhas favoritas! Onde abordei o sul de hoje, o mix de cultura e pessoas viventes, ao mesmo tempo com suas tradições lindas e inspiradoras. O sul é muito especial e rico, nele neva em algumas regiões, possuí tradições únicas e grandes festas incríveis - Oktoberfest, por exemplo. Toda essa riqueza é mostrada hoje em dia nos próprios gaúchos, que se orgulham muito da sua região.


Alfabeto Modular
Durante o processo do projeto, produzimos um alfabeto modular com a palavra escolhida pelo aluno que representasse o tema, onde eu escolhi a palavra SUL. O alfabeto modular é matematicamente perfeito, onde pode-se formar qualquer letra e número utilizando-o. Para conhecer o projeto original, clique aqui. Confira o vídeo da construção da minha palavra:



Calendário 2017
Produzimos também um calendário de 2017, onde eu peguei minha estampa favorita, a "A Beleza de Hoje". E como sou muito legal, disponibilizo o download do calendário para você que curtiu imprimir e usar ano que vem! 

Escolhi o sul por desde pequena conhecer e apreciar sua cultura. Minha família viajava muito para lá, onde compravam cavalos e vendiam aqui no interior. Por isso, cresci tomando chimarrão e ganhando várias lembranças que só no sul você encontra. Espero que os sulistas tenham gostado do meu trabalho, pois foi uma sincera homenagem. Compartilhe com seus amigos e obrigada por tudo!


XOXO
NADINE GUERRA

Um comentário

  1. Moça você arrasa, tá de parabéns, tudo muito lindo, adorei!
    http://anaxiphiliablog.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Depois que crescemos • Theme by Maira G.