Tutorial: Caneca Decorada

Olá pessoal! Meu nome é Paula, novíssima na equipe do blog e todas as quintas vou estar aqui com um tutorial novo para vocês! 

O tutorial de hoje foi inspirado naquela vontade de dar um presentinho diferente, feito com o coração mas que tenha cara de coisa de loja! E quem não gosta de ganhar uma caneca toda fofa? Ainda mais se for exclusiva e decorada especialmente pra você! 

Existem mil maneiras de fazer uma caneca decorada exclusiva, você pode comprar em sites, mandar fazer uma na gráfica, ou usar canetas especiais para desenho em porcelana, mas não é todo lugar que se acha essas coisas (e muitas delas são bem caras), e as vezes pra aquele presente de ultima hora, ou para algo mais artesanal esse jeitinho que vou mostrar é perfeito!

Para fazer nossa caneca decorada vamos precisar de:
● Uma caneca branca ou de uma cor que destaque a cor da caneta;
● Canetas permanentes (aquelas de escrever em CD) coloridas ou não;
● Lápis e caneta para fazer o esboço;
● Papel sulfite comum;
● Papel carbono (opcional);

1º Passo: Fazer o desenho com o lápis e a caneca tentando deixar ele simples. Você pode procurar algum desenho que goste na internet, imprimir e pular a parte de o desenhar! 
*Caso você não tenha papel carbono você pode pular para o 4º passo!

2º Passo: Com o desenho pronto ou impresso ponha o papel carbono com o lado de carbono para cima e ponha o desenho em cima o contornando.
Depois de contornar o desenho todo tire o papel sulfite de cima do carbono e o desenho vai estar no outro lado da folha igual a imagem a seguir: 

3º Passo: Se a folha for muito maior que a caneca, corte em volta, ou rasgue, ajustando de uma forma que você consiga prender a parte da folha com o desenho em carbono virada para a caneca. E em seguida prenda com fita adesiva se achar necessário, se não apenas segure firme o papel com o desenho mantendo ele no mesmo lugar e passe os dedos por cima do desenho para o desenho do carbono se transferir para a caneca.
O desenho vai ficar clarinho, dependendo do seu carbono, mas ele é só um guia para o próximo passo.

4º Passo: Agora com o desenho passado para a caneca vamos começar a contornar! Caso você não esteja usando o carbono você pode desenhar direto na caneca com as canetas permanentes! Ou fazer um esboço com um lápis mais escuro.
Obs: Caso você erre, não entre em pânico! Pegue um paninho ou um cotonete com álcool e passe no local do erro.

5º Passo: O mais importante é deixar secar muito bem a caneta, uma hora mais ou menos, pois ela parece seca mas demora para se fixar na porcelana.

Depois de uma hora secando você pode por a caneca em uma forma pequena, um prato de vidro, algo que possa ir ao forno e que você consiga colocar mais ou menos um dedo de água. Coloque a caneca e deixe em fogo baixo por 30 minutos.

Essa parte é opcional, mas lembre que se você não fizer a etapa do forno o desenho pode desbotar e começar a sair nas lavagens, então procure não esfregar o desenho muito forte ao lavar. Ou faça a etapa do forno e aproveite para fazer biscoitos, bolo, ou algo mais para não desperdiçar todo esse tempo de forno ;)

E prontinho! Sua caneca decorada está pronta!!!


Share:

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Depois que crescemos | All rights reserved.
by pipdig