SLIDER

COMPARTILHANDO MOMENTOS

Um blog para te inspirar a criar, a ter uma vida mais leve e a crescer todos os dias.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Como surgiu?

Para abrir com honra e mérito o "Como surgiu?" vou falar sobre uma empresa que mexe com todo mundo, a Apple. 

Apple – Estados Unidos, 1976
A história da Apple começa com dois amigos com o mesmo nome. O primeiro, Steve Wozniak, um gênio da eletrônica. O segundo, Steve Jobs, um gênio do marketing. Wozniak sempre gostou de matemática, a ponto de ser considerado meio doido quando era estudante no ensino básico. A mãe dele ficou com pena e resolveu colocar o garoto para estudar eletrônica, uma forma de canalizar suas energias.

A ideia deu certo, pois mais tarde ele foi trabalhar na Hewlett-Packard ganhando uns trocados. Certo dia, ao ler uma revista sobre eletrônica, Wozniak aprendeu a construir um microcomputador. Entrou então em contato com um amigo que possuía uma loja de informática e conseguiu vender algumas máquinas.

Até então isso era apenas um hobby para Wozniak, assim como também para muitas pessoas, em meados da década de setenta. Em um encontro de entusiastas, ao levar um de seus micros, ele bateu com um velho conhecido chamado Steve Jobs. Os dois tinham sido apresentados por um amigo em comum, mais ou menos cinco anos antes. Jobs era mais novo e tinha uma noção de comércio excepcional. Ao ver a máquina montada por Wozniak, logo notou que ela tinha potencial de venda, uma vez que todos seus componentes vinham montados numa placa só, inovação à época.
Dono de um perspicaz espírito empreendedor, Jobs rapidamente conseguiu convencer uma loja a comprar 50 máquinas do modelo criado por Wozniak, batizadas de Apple I.

A origem do nome, que significa maçã em inglês, tem várias versões, uns dizem que Jobs gostava muito de música, sendo fã dos Beatles. A gravadora dos quatro de Liverpool, como todos sabem, se chamava Apple Records. Daí teria surgido a denominação Apple Computers. Outra história, contada por Wozniak, diz que antes da fundação da empresa, Jobs passou um longo período em uma comunidade hippie. Lá, vivendo no meio rural, colhia maçãs. Há outra versão mais profunda, a qual parece ser mais verdadeira se levarmos em consideração o desenho do primeiro logotipo da empresa. Segundo ela, Jobs teria escolhido a maçã por estar associada às grandes descobertas físicas feitas por Sir Isaac Newton. No entanto, o logotipo mais moderno nos traz outra teoria. Essa tem fundamento no texto bíblico, que associa a maçã ao conhecimento. Desse modo, ao mordê-la ainda no Éden, trocamos o paraíso pela oportunidade de fazer ciência e, consequentemente, computadores. Por esse motivo o segundo logo da empresa seria uma maçã mordida. 

Historinhas à parte, a verdade é que a Apple cresceu e foi crucial na popularização da informática. Isso aconteceu principalmente por causa do Macintosh, um enorme sucesso de vendas, responsável por mudar a percepção que as pessoas tinham dos computadores. Porém, a realização do Macintosh só foi possível por causa de outra empresa. 

Em 1979 chegou aos ouvidos de Jobs que a Xerox havia desenvolvido uma máquina absurdamente inovadora. Steve fez algumas ligações e marcou de passar lá e dar uma olhada. É claro, os pesquisadores da Xerox não queriam isso, mas a antiquada diretoria da empresa não viu problema. Afinal, Jobs disse a eles que daria algumas ações da Apple em troca. Foi assim que a maçã copiou toda a ideia do Alto, para mais tarde lançar o revolucionário Macintosh e seu software com interface gráfica chamado Mac OS. Mas até chegar no lançamento do Macintosh a Apple precisou desenvolver muito a ideia emprestada da Xerox. Para isso contratou um promissor engenheiro de software chamado William Gates para compor a equipe de pesquisa. 

Porque iPod, iPad, iPhone, iMac e iTudo?
O "i" encontrado na frente do nome de vários produtos da marca (iPod, iPhone, iMac) originalmente representava a "internet" mas, passado algum tempo, adquiriu a conotação de pessoal, uma vez que "I", em inglês, significa "eu". 


Curiosidades:
- iPods compatíveis com o sistema operacional Windows não começaram a ser vendidos até 2002.

 
- O primeiro slogan da empresa era "Byte into an Apple" (frase ambígua para um byte dentro de uma maçã ou morda uma maçã). 


- A grande maioria das pessoas que compram um produto da Apple, permanecem fiéis à marca.

 
- Os ususários Mac podem conhecer um pouco mais sobre a história da Apple utilizando um software gratuito chamado MacTracker. O programa traz informações técnicas e imagens sobre todos os produtos já lançados pela empresa até hoje. 

Veja na imagem abaixo todos os produtos já lançados pela Apple em ordem cronológica (clique para ampliar): 
Bem interessante, aposto que você não fazia ideia da origem da Apple! Em breve teremos de muitas outras coisas, se você quer mandar seu tema, entre em contato aqui. E aí, gostou?


5 comentários

  1. Quando cursei o técnico assistimos o filme da historia da apple e microsoft "os piratas do vale do silício". Achei bem legal e no geral, gosto dos produtos da apple, mas acho muito caro :b

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal! Queria assistir, e realmente concordo com você. @Eliana

    ResponderExcluir
  3. vish, ñ sabia disso! ai q fofo, td mundo ama essa maça ñ? hha
    bj
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que legal amor! Agora faça um post sobre sua coleção apple ;D

    ResponderExcluir

© Depois que crescemos • Theme by Maira G.